Presidente traça linhas para a paz e reconciliação em África

João Lourenço já em Adis Abeba

Por
Bienal de Luanda
26 Abril 2023

Presidente traça linhas para a paz e reconciliação em África

 

O Chefe de Estado angolano fez essa consideração numa mensagem (virtual) difundida numa sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana realizada em Adis Abeba, Etiópia. 

O Presidente João Lourenço alertou para “os graves problemas” que África enfrenta “onde, lamentavelmente, os conflitos armados agravam o flagelo da fome, da miséria e das doenças”.

O Campeão para a Paz e Reconciliação em África pediu que se deixe “definitivamente para trás o passado conturbado de desentendimento, de desarmonia e de discórdia que condicionou e comprometeu a execução de estratégias de desenvolvimento que ajudariam a impulsionar o nosso crescimento económico e colocar-nos a um nível aceitável de competitividade com outras regiões do mundo”.

João Lourenço na sua intervenção, na qualidade de campeão para a paz e reconciliação em África, sublinhou ainda que é imperativo concretizar os objectivos da agenda 2063 e colocar África na rota do desenvolvimento.

A mensagem marcou o lançamento do “Dia da Paz e Reconciliação em África”, que passa agora a ser comemorado todos os dias 31 de Janeiro, em conformidade com a Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia da União Africana, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.

Últimas Notícias


#