Baía de Luanda acolhe Festival Internacional de Jazz 2024

Por
Bienal de Luanda
02 Maio 2024

Baía de Luanda acolhe Festival Internacional de Jazz 2024

O Festival do Dia Internacional de Jazz 2024, aberto esta terça-feira(30), a partir das 17h30, na Baía de Luanda, foi prestigiado com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, em representação do PR, João Manuel Gonçalves Lourenço. 

Distintos membros do executivo, do Poder Judicial,  do Corpo Diplomático Acreditados em Angola, representantes da União Africana e da Unesco, de Partidos Políticos, entidades Eclesiásticas e Religiosas, autoridades tradicionais, Empresários, Académicos, Juventude, membros da Sociedade Civil, amantes da música Jazz no geral, preencheram totalmente a tenda montada à beira mar, com capacidade para mais de 800 lugares, na Baía de Luanda. 

No local, a Vice Presidente da República, após recepção, pousou para a fotografia de família, assinou o moral do festival Internacional Jazz Day 2024 e visitou à exposição de artes montada pela organização, logo à entrada do recinto.

Antes do início do concerto que contou com a participação de vários artistas vindos de diversas geografias global, foram lidas mensagens do anfitrião, o Governador de Luanda, Eng. Manuel Homem, para as boas-vindas, do Director Executivo da American Schools of Angola, Marcos Agostinho, do Senhor Paul Cousteré, Director Regional da UNESCO para a África Central Yaoundé e, por fim, do Ministro da Cultura, Filipe Zau. 

O grupo de crianças da American Schools of Angola, abriu o concerto arrancando fortes aplausos dos presentes. Seguiu-se o assalto-fusão com diversos artistas para homenagear Rui Mingas, Sara Tavares e Bill Perry, estes dois últimos pelo quarteto Elenor Dubinsky.

Tratou-se de uma noite cultural para a celebração da música Jazz e das artes visuais, no âmbito da Bienal de luanda- Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência. O festival que encerrou na quarta-feira, 1 de Maio, conforme programa anunciado, teve as portas abertas ao público às 17h30, à beira mar, na Baía de Luanda.

A celebração do Dia do Festival Internacional do Jazz, 30 de Abril, visa destacar o Jazz e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo. Este ano, o Jazz é celebrado sob o lema "Amanhecer no Mundo: Juntos pelo Crescimento Inclusivo, educando pela Arte”.

Angola como país membro da UNESCO não está de fora desta efeméride e deste a oficialização do Dia Internacional do Jazz, acontecem actividades em vários pontos do país e pelo terceiro ano consecutivo, o Resiliart Angola realiza o evento oficial em parceria com a UNESCO, a Embaixada dos Estados Unidos da América e o Governo de Angola, no âmbito da Bienal de Luanda.

Últimas Notícias