UA e UE reiteram necessidade de parceria baseada na solidariedade e paz

Por
Por Bienal de Luanda
15 Maio 2025

UA e UE reiteram necessidade de parceria baseada na solidariedade e paz

A União Africana e a União Europeia reiteraram a necessidade de consolidar uma parceria renovada, baseada na solidariedade, paz, segurança e desenvolvimento económico sustentável. 

 

Essa posição foi manifesta durante uma reunião do Comité Conjunto de Coordenação União Africana - União Europeia (UA-UE), realizada nos dias 12 e 13 de Maio, em Adis Abeba, Etiópia, que visou preparar a 3ª Reunião Ministerial União Africana - União Europeia (UA-UE) e a Reunião do Comité Ministerial de Acompanhamento UA-UE, previstas para dia 21 de Maio de 2025, em Bruxelas, Reino da Bélgica.

 

Durante os dois dias, as delegações da UA e da UE analisaram os três documentos fundamentais que serão submetidos à  reunião dos ministros da UA e da UE em Bruxelas, nomeadamente, os projectos do Comunicado Conjunto da 3.ª Reunião Ministerial UA-UE, do Relatório Conjunto do Comité de Acompanhamento Ministerial UA-UE e dos Arranjos Logísticos e Acreditação.

 

A 7° Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA-UE será realizada num dos Estados-membros da União Africana em 2025, e coincidirá com a celebração dos 25 anos da Parceria, desde a Cimeira de Cairo de 2000.

 

No essencial, o Comunicado e o Relatório Conjunto apresentam os quatro pilares  indispensáveis que norteiam a parceria União Africana - União Europeia, dentre os quais, a “Prosperidade e sustentabilidade da África e Europa, a Cooperação renovada e consolidada em matéria de paz, segurança e governação, a Parceria reforçada e recíproca para a migração e mobilidade, e o Forte compromisso com o multilateralismo”.

 

A reunião foi co-presidida pelo Embaixador Miguel Bembe, Representante Permanente da República de Angola junto da União Africana e Presidente em exercício do Comité dos Representantes Permanentes da União Africana (CRP-UA), Miguel César Domingos Bembe e  pela Directora Geral do Serviço Europeu para a Acção Externa, Rita Laranjinha.

 

No seu discurso de abertura da reunião, o diplomata angolano Miguel Domingos Bembe apelou à participação activa de todas as partes nos trabalhos, com base nas aspirações dos povos africanos e europeus, num espírito de verdadeira parceria, abertura, diálogo, amizade e solidariedade.

 

O Embaixador  Miguel Bembe considerou  que os objectivos da reunião estão alinhados com a Visão Conjunta 2030 para uma Parceria Renovada, adoptada durante a 6.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA-UE, realizada em  Bruxelas, Bélgica, nos dias 17 e 18 de Fevereiro de 2022.