Nossos Parceiros
As parcerias são fundamentais para a sustentabilidade da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz.
Com efeito, aprovado no Fórum Pan-africano sobre Fundamentos e Recursos para uma Cultura de Paz (2013), o Plano de Acção a favor de uma Cultura de Paz em África – “Make Peace Happen” requereu a criação de um movimento de paz continental e sustentável.
Para dar seguimento a esse compromisso, foram estabelecidas redes de organizações da sociedade civil de África e da Diáspora, sob a égide da UNESCO e da União Africana, com o apoio de vários Estados-membros.
Precisamente, o movimento foi desencadeado pela concepção da Rede de Fundações e Instituições de Pesquisa para a Promoção de uma Cultura de Paz em África (2013), da Rede Pan-africana de Juventude por uma Cultura de Paz (2014) e da Rede Pan-africana de Mulheres pela Cultura de Paz e pelo Desenvolvimento Sustentável (2018).
Estes constituem uma verdadeira Aliança de Parceiros, que tem como objectivos:
Reunir diversos parceiros e posicionar a Bienal como a principal plataforma intersectorial pela cultura de paz em todo o continente africano;
Identificar as melhores práticas cujo propósito seja fomentar a paz duradoura para a África e oferecer a elas fundamentos e meios para maximizar a sua visibilidade – o que é impulsionado pela participação e pelo compromisso dos membros da Aliança;
Mobilizar diversos recursos – a saber: contribuições em espécie, assistência técnica, conhecimentos especializados (expertise) ou contribuições financeiras – para permitir a realização desses programas e garantir a sustentabilidade da Bienal.
Uma Parceria Global de Múltiplos Stakeholders pela África
Os actores da Aliança são multissetoriais: Estados-membros, empresas dos sectores público e privado, fundações, bancos de desenvolvimento, Sistema das Nações Unidas, personalidades comprometidas etc.
Os parceiros que se unirem a esta parceria mundial são reconhecidos como parceiros de longo prazo comprometidos com a promoção de uma cultura de paz em África.
Veja a lista dos mesmos em: https://www.unesco.org/biennaleluanda/2021/pt/parceiros
As personalidades envolvidas pode conhecê-las em: https://www.unesco.org/biennaleluanda/2021/pt/personalidades
Entre estas estão os angolanos José Luis Mendonça (jornalista e escritor) e a estilista Nadir Tati.