Quem é quem

Por
Bienal de Luanda
25, Abril 2023

Quem é quem

Encabeçada por Sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a Norte e a Nordeste pela República Democrática do Congo, a Leste pela Zâmbia, a Sul pela Namíbia e a Oeste pelo Oceano Atlântico.


A sua capital é Luanda, a sua moeda do Kwanza, o seu Hino Nacional “Angola Avante!”  e a sua população é estimada em mais de 30 milhões de habitantes, tendo como língua oficial o português. As suas principais línguas locais (dialectos) são : Kikongo, Kimbundo, Tchokwe, Umbundo, Mbunda, Kwanyama, Nhaneca, Fiote, Nganguela.

O País possui uma Comissão Multissectorial encarregue para organizar a 3ª e a 4ª edição da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, em 2023 e 2025 respectivamente, coordenada pela ministra de Estado para a Área Social e constituída pelos ministérios das Relações Exteriores, Interior, Finanças, Administração do Território, Pescas e Recursos Marinhos, Cultura e Turismo, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Ambiente, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Juventude e Desportos, Secretário para os Assuntos Diplomáticos  e de Cooperação Internacional do Presidente da República e pelo Coordenador do Comité Nacional de Gestão da Bienal de Luanda.

República de Angola (https://governo.gov.ao)

 

 

História da UNESCO

Já em 1942, em tempo de guerra, os governos dos países europeus, que enfrentavam a Alemanha nazista e os seus aliados, reuniram-se no Reino Unido para a Conferência dos Ministros Aliados da Educação (CAME). A Segunda Guerra Mundial estava longe de terminar, mas esses países estavam a procura de maneiras e meios de reconstruir os seus sistemas educacionais uma vez que a paz fosse restaurada. O projecto rapidamente ganhou impulso e logo adquiriu um carácter universal. Novos governos, incluindo o dos Estados Unidos, decidiram aderir.

Sob a proposta do CAME, uma Conferência das Nações Unidas para o estabelecimento de uma Organização Educacional e Cultural (ECO / CONF), foi convocada em Londres, de 1 a 16 de novembro de 1945. Mal a guerra havia terminado, a conferência começou. Reuniu representantes de 44 países que decidiram criar uma organização que incorporasse uma verdadeira cultura de paz. Aos seus olhos, a nova organização deveria estabelecer a "solidariedade intelectual e moral da humanidade" e, assim, evitar a eclosão de outra guerra mundial.

UNESCO  (https://www.unesco.org)

 

União Africana (UA) é a organização internacional que une 55 países e promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspectos. A UA foi anunciada na Declaração de Sirte em Sirte, Líbia, a 9 de setembro de 1999. O Bloco foi fundado a 26 de Maio de 2001 em Addis Abeba, Etiópia, e lançado a 9 de Julho de 2002 em Durban, África do Sul. É sucessora da Organização da Unidade Africana, criada em 1963.

O secretariado da União Africana (UA), a Comissão da União Africana, tem base em Addis Abeba. A maior cidade na UA é em Lagos, Nigéria, enquanto a maior aglomeração urbana é no Cairo, Egipto. A União Africana tem mais de 1.3 mil milhões de habitantes e uma área de cerca de 29 milhões de quilómetros quadrados.

As principais línguas de trabalho são Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, e Suaíli. Dentro da União Africana, existem organismos oficiais, como o Conselho de Paz e Segurança e o Parlamento Pan-Africano.
 

O secretariado da UA, a Comissão da União Africana, tem base em Adis Abeba. A maior cidade na UA é em Lagos, Nigéria, enquanto a maior aglomeração urbana é no Cairo, Egipto. A União Africana tem mais de 1.3 mil milhões de habitantes e uma área de cerca de 29 milhões km2.

As principais línguas de trabalho são Árabe, Inglês, Francês, Português, Espanhol, e Suaíli. Dentro da União Africana, existem organismos oficiais, como o Conselho de Paz e Segurança e o Parlamento Pan-Africano.

União Africa (https://au.int/pt)

 

 

Visão geral

Os objectivos da UA são os seguintes:

  • Alcançar maior unidade, coesão e solidariedade entre os países e nações africanas;

  • Defender a soberania, integridade territorial e independência dos seus Estados-Membros;

  • Acelerar a integração política e sócio-económica do continente;

  • Promover e defender posições africanas comuns em problemas de interesses para o continente e os seus povos;

  • Encorajar cooperação internacional, tendo em conta a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos,Promover paz, segurança, e estabilidade no continente;

  • Promover princípios e instituições democráticas, participação popular e boa governação;

  • Promover e proteger os direitos humanos e dos povos de acordo com a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e outros instrumentos de direitos humanos relevantes;

  • Estabelecer as condições necessárias que permite o continente ter o seu papel justo na economia global e em negociações internacionais.

 

A União Africana é composta tanto por organismos políticos como administrativos. O órgão com o maior poder de decisão é a Assembleia da União Africana, composta por todos os Chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da UA.

A primeira intervenção da UA num Estado-membro foi o destacamento em Maio de 2003 de uma força de paz de soldados da África do Sul, Etiópia e Moçambique para Burundi a fim de supervisionar a implementação de vários acordos. Tropas da UA também foram destacadas para o Sudão no sentido de manter a paz durante o conflito de Darfur, antes da missão ser passada para as Nações Unidas, a 1 de janeiro de 2008 por via da Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID). A UA também enviou uma missão de manutenção de paz para a Somália, constituida de tropas do Uganda e do Burundi.

A UA adoptou um número de novos documentos importantes estabelecendo normas a um nível continental, para complementar os que já existiam, quando foi criada. Estes incluem a Convenção da União Africana para Prevenir e Combater Corrupção (2003), a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação (2007), Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e a sua associada Declaração de Democracia, Governação Política, Económica e Corporativa.