Projecto OTCHIVA

OTCHIVA

Por
Bienal de Luanda
19 Abril 2023

Os mangais são formações vegetais lenhosas (árvores e arbustos) que se desenvolvem predominantemente em zonas de transição entre ambientes marinhos e terrestres, no espaço designado entre marés. Localizados em zonas de águas salgadas ou salobras na linha de costa e foz dos rios, estes ecossistemas podem estender-se em locais de até cinquenta quilómetros para o interior, onde a influência da maré é ainda marcante.
 

Em Angola, os mangais representam cerca de 0,5%, localizando-se a maior concentração no estuário do Rio Congo a norte de Angola e no estuário do Rio Cuanza. Os mangais também ocorrem ao longo do litoral da Baía do Mussulo, que é protegida da influência do mar aberto pela Restinga das Palmeirinhas. No entanto, a destruição de florestas de mangal tem ocorrido globalmente.


De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – (FAO 2007), África perdeu cerca de 14% de mangais nos últimos 25 anos. Em Angola, a FAO afirma que de 1980 a 2006 desapareceram cerca de 37% de hectares em áreas de mangal. 


DESAFIOS vs SOLUÇÕES – Angola responde ao desafio com o projecto OTCHIVA.

Outros Projectos