Celebração do Dia Internacional do Jazz
Local:Criado em 2011 pela UNESCO, por iniciativa da lenda do jazz Herbie Hancock, o Dia Internacional do Jazz pretende destacar a contribuição do jazz na promoção da paz, unindo pessoas e fomentando a cooperação em todo o mundo.
Na sequência do sucesso do dia do Jazz da Bienal de Luanda em 2021, a edição deste ano terá duas dimensões principais: uma regional com o envolvimento dos países da África Central e uma nacional, a ter lugar em Angola.
Na África Central, as celebrações do Dia do Jazz serão coordenadas pelo gabinete da UNESCO em Yaounde, envolvendo a maioria dos países da África Central com mesas redondas virtuais e debates sobre os valores do jazz e da rumba congolesa, concertos, e actividades culturais, e serão transmitidas por canais de televisão nacionais.
Em contrapartida, de 29 de Abril a 1 de Maio, Luanda será o centro dos concertos, exposições e eventos, realizado no Museu Nacional de História Militar, organizado pelos parceiros da Bienal e com a participação de artistas angolanos e internacionais.
As celebrações do Dia do Jazz serão fusionadas com a ResiliArt Angola, que dará aos jovens músicos e artistas africanos e da diáspora a oportunidade de actuarem e aprenderem uns com os outros. ResiliArt Angola faz parte do movimento global da UNESCO de apoio ao sector das indústrias criativas para superar os desafios da COVID-19.