Preparativos da Bienal de Luanda junta membros do comité Director do fórum pan-africano para a cultura de paz em Adis Abeba

Por
Bienal de Luanda
16 Outubro 2023

Preparativos da Bienal de Luanda junta membros do comité Director do fórum pan-africano para a cultura de paz em Adis Abeba

A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, encontra-se em Adis Abeba- Etiópia, onde esta sexta-feira, 13 de Outubro de 2023, na sede da União Africana, no edifício de Paz e Segurança Julius Nyerere, participou da 1.ª Reunião Ordinária do Comité Director do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência, que prepara a 3.ª edição da BIENAL DE LUANDA. 

Na sala de reuniões da sede da União Africana, em Adis Abeba-Etiópia, a ministra de Estado, Dalva Ringote Allen, esteve ladeada pelo Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da União Africana, Embaixador Bankole Adeoye, ambos co-presidiram o encontro cujo objectivo foi apreciar e adoptar os documentos reitores, mormente, a Nota Conceptual e o Programa da 3.ª edição da BIENAL DE LUANDA, que se realiza nos dias 22, 23 e 24 de Novembro de 2023, em Luanda-Angola. 

 

A reunião contou, com as presenças do Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, do Embaixador da República de Angola na República Federal Democrática da Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, bem como, da Directora do Gabinete de Ligação da UNESCO com a UA e a UNECA e Representante na Etiópia, Sra. Rita Bissoonauth. 

 

Já, o Director-Geral Adjunto para a Prioridade África e Relações Externas da UNESCO, senhor Anthony Ohemeng-Boamah, participou da reunião, por vídeo-conferência. 

 

Durante os trabalhos, os membros do Comité Director reiteraram o compromisso de trabalhar para a implementação do Roteiro da BIENAL DE LUANDA para o período de 2024-2025. 

 

Neste domínio, inspirados pelos nobres valores que guiam a União Africana, de promover a paz, a democracia, a unidade, a solidariedade, os direitos, a coesão, a integração e a cooperação, os co-organizadores do Fórum concordaram em fortalecer, através da BIENAL DE LUANDA e da implementação dos ODS da ONU e da Agenda 2063 da UA, os esforços na promoção de acções de consciencialização dos jovens africanos e da diáspora, com recurso à educação, à cultura de paz e à cidadania africana, enquanto pilares inegociáveis para o desenvolvimento sustentável do continente.

 

Segundo os coorganizadores, a realização da 3.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência afigura-se uma oportunidade para continuar a promover a educação como plataforma para gerar competências em jovens e mulheres e construir uma consciência generalizada, em que o Continente Africano saberá preservar os valores da independência, da soberania, da harmonia e da paz. 

Na perspectiva de se concluírem os preparativos para a realização da 3.ª edição da Bienal de Luanda, o Comité Director considerou a necessidade de voltar a reunir em data à indicar. 

 

Por último, os membros do Comité Director da BIENAL DE LUANDA saudaram o notável engajamento pessoal do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, enquanto Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, na mediação dos conflitos, contribuindo, assim, para a paz, segurança, estabilidade e um ambiente de harmonia e manutenção da ordem constitucional em África.

Últimas Notícias


#