África debate rápido crescimento urbano em Adis abeba
O Fórum Urbano de África, aberto essa quarta-feira, em Adis Abeba, vai abordar o rápido crescimento urbano e os desafios habitacionais do continente, e conta com a participação do Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Domingos Bembe.
O evento, cuja cerimónia de abertura foi presidida pelo Vice-PrimeiroMinistro da Etiópia, Temesgan Tiruneh, conta também com a participaçáo do Embaixador de Angola no Quénia e Representante Permanente junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, Sianga Abílio.
O Africa UrbanForum, desginação em inglês, decorre até sexta-feira, 6, no museu Adwa, em Adis Abeba, e é organizado pelo Governo etíope e pela União Africana (UA), tendo como tema “Urbanização Sustentável para a Transformação de África - Agenda 2063”.
Os organizadores referem que o continente africano vive um momento crucial da sua história e que está pronto para transformações significativas nos próximos anos, destacando-se o processo de urbanização que altera profundamente a sociedade, a economia e o ambiente.
O Fórum constitui uma plataforma para discussões de alto nível sobre o rápido crescimento urbano e os desafios habitacionais do continente.
Promove igualmente o diálogo e a colaboração entre as partes interessadas (entidades públicas e privadas) no sentido de definir uma via rumo ao desenvolvimento urbano sustentável de África, contribuindo para a prosperidade geral do continente “berço da humanidade”, ao abrigo das aspirações delineadas na Agenda 2063.
Para além do discurso do Vice-Primeiro Ministro etíope, a cerimónia inaugural do certame contou com outras intervenções, com realce para as da Ministra da Habitação e Desenvolvimento Urbano do Uganda, Judith Nabakooba, que preside o Sub-comité Técnico Especializado da União Africana para o Desenvolvimento Urbano, da Directora Executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT), Anacláudia Rossbach, e do Secretário Executivo da UNECA, Stephen Karingi.