Bienal de Luanda e Emerald Group assinam acordo de parceria

Por
Bienal de Luanda
27 Junho 2024

Bienal de Luanda e Emerald Group assinam acordo de parceria

O Comité Nacional de Gestão da Bienal de Luanda (CNGBL) e a Emerald Group S.A assinaram, essa segunda – feira, em Luanda, um Memorando de Entendimento (ME), no âmbito da Aliança de Parceiros do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda.

 

O Memorando tem por objecto a cooperação institucional, o desenvolvimento de actividades conjuntas com ampla compressão das artes, culturas e sociedades, bem como o estabelecimento de patrocínio para as actividades de cooperação cultural que serão promovidas e organizadas pelos signatários, no âmbito da promoção da cultura da paz e da Bienal de Luanda. 

 

Foram signatários do acordo, que vai decorrer de 2024- 2027, o Coordenador do Comité Nacional de Gestão da Bienal de Luanda, Embaixador Diekumpuna Sita José, e o Director Executivo da Emerald Group N´gunu Tiny.

 

No acordo, as partes comprometem-se a cooperar, no âmbito da Aliança de Parceiros - um mecanismo de auto-financiamento da Bienal de Luanda. 

 

Está previsto também a participação activa da Emerald na organização de actividades em torno da Bienal de Luanda e demais iniciativas de promoção da cultura de paz, da identidade africana, união, diálogo intergeracional e divulgação da arte.

 

De igual modo, o acordo prevê, entre outros compromissos, a prestação de apoio institucional, técnico ou financeiro necessário e possível para o êxito das actividades da Bienal de Luanda, a partilha de informação sobre quaisquer eventos ou projectos da Bienal de Luanda, aos quais a Emerald  passa estar associada, a fim de promover os seus objectivos.

 

Quanto a acordos de projectos, o ME prevê que as partes devem seleccionar os projectos a serem desenvolvidos conjuntamente e assinam um acordo vinculativo para cada um dos projectos, designado de “Acordo de Projecto”, que definirá os direitos e obrigações das partes.

 

 À margem do acto, o Coordenador do CNGBL disse que o acordo se enquadra na Bienal de Luanda e visa dar sustentabilidade às acções, iniciativas e projectos que promovam a identidade cultural africana, asseguram a contribuição da juventude nos processos de prevenção da violência e da resolução pacífica dos conflitos.

 

Explicou que a Aliança de Parceiros é um conceito criado para garantir a realização de iniciativas em termos de sustentabilidade financeira.

 

“A Aliança de Parceiros acolhe entidades nacionais e internacionais interessadas em participar desse processo de promoção da paz, construção de um paz  duroadorura em África condição sine qua non para termos um continente desenvolvido e sustentável”, esclareceu o Coordenador do CNGBL. 

 

Informou ainda que a Emerald Group é um parceiro com quem a Bienal estabelecerá um conjunto de acções no domínio da promoção da cultura, empoderamento das mulheres e capacitação de liderança dos jovens. “Tudo que concorre para aproximar as comunidades e criar um clima de convivência pacífica e de tolerância”, concluiu o Embaixador Diekumpuna Sita José.

 

Disse que cada iniciativa será, ao longo do tempo, filtrada e estabelecerão cada passo, uma vez que este é um acordo quadro. “Assinaremos, em cada momento, um acordo em função dos projectos e iniciativas”, afirmou o responsável.

 

Realçou ainda que uma das áreas em que espera a contribuição da Emerald Group  é a da promoção da imagem e divulgação de conteúdos da Bienal nos seus meios, desenvolvendo mecanismos de comunicação para aumentar a visibilidade e o impacto da Bienal de Luanda no cenário nacional e internacional.  

 

O CNGBL é o órgão executivo da Comissão Multissectorial da bienal de Luanda a quem compete realizar todas as tarefas do plano de Acção, no âmbito da organização e realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência e demais actividades de promoção da paz, da cidadania africana, do diálogo intergeracional e da valorização da cultura e arte. 

 

A Bienal de Luanda é um Fórum realizado de dois em dois anos em Luanda, numa parceria entre UNESCO, União Africana e Governo de Angola.

 

A Emerald S.A é um grupo de investimento diversificado, que capitaliza oportunidades em vários sectores, incluindo entre outros energias, finanças, e meios de comunicação social e a direcção do grupo tem relações e parcerias estratégicas com líderes do sector público e privado e do mercado transfronteiriços.


 

Últimas Notícias