Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), reunidos em Malabo, Guiné Equatorial, na sua XXIV Sessão Ordinária deste órgão supremo do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX).

Por
Bienal de Luanda
12 Março 2024

Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), reunidos em Malabo, Guiné Equatorial, na sua XXIV Sessão Ordinária

Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), reunidos em Malabo, Guiné Equatorial, na sua XXIV Sessão Ordinária deste órgão supremo do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX).


Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), encontram-se reunidos desde a manhã deste sábado, 09 de Março, em Malabo, Guiné Equatorial, na sua XXIV Sessão Ordinária deste órgão supremo do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX).

O encontro está a analisar, dentre outros documentos, o Relatório do Presidente da Comissão sobre as actividades da Comunidade para o ano de 2023, a situação política e de segurança na África Central e uma informação pormenorizado do Conselho de Ministros da CEEAC.

O evento acolhe Suas Excelências Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da República da Guiné Equatorial e actual Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, Carlos Vila Nova, Presidente de São Tomé e Príncipe, Faustin-Archange Touadéra, Presidente da República Centro Africano e Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, Presidente da República Democrática do Congo. 

Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, faz-se representar no evento pelo chefe da diplomacia angolana, Embaixador Téte António, que lidera uma delegação multisectorial integrada, dentre outros, por Suas Excelências João Ernesto dos Santos “Liberdade”, Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do MIREX e pelos Embaixadores de Angola na Guiné Equatorial e no Gabão, José Luís de Matos Agostinho e Lizeth Nawanga Pena, respectivamente.

Os Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, que neste momento se encontram reunidos à porta fechada, estão igualmente a ser informados sobre os Relatórios dos Facilitadores dos processos de transição em curso nas Repúblicas do Chade e do Gabão, assim como analisam o estado de implementação das decisões da 5ª Sessão Extraordinária do CCEG do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) sobre a situação política na República Gabonesa.

Na sessão de abertura foi feita a apresentação aos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, assim como aos membros da Comissão Executiva da organização, do Painel de Sábios da CEEAC, que entre os seus integrantes destaca-se o veterano Embaixador angolano, Dombele Mbala Bernardo. 

São Estados Membros de pleno direito da CEEAC: Angola, Burundi, Camarões, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Chade, Gabão (actualmente suspenso da organização),
São Tomé e Príncipe, Ruanda e República Centro Africana.

Últimas Notícias