Embaixador Bembe felicita angolana premiada na Nigéria
O Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Domingos Bembe, congratulou-se pela distinção de que foi alvo a cidadã angolana Zinga Clara Suama que recebeu recentemente em Osun, Nigéria, o prémio RAYLF.
Zinga Suama, que reside em Adis Abeba, onde trabalha como técnica de Recursos Humanos da organização continental, apresentou, essa terça-feira, ao Chefe da Missão Diplomática angolana na Etiópia, o certificado e a estatueta que simbolizam o prémio que lhe foi atribuído, a 13 de Julho último, pela sua dedicação à causa do empreendedorismo juvenil.
Mestre em Estudos Globais e Relações Internacionais e licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Zinga Suama destacou-se com a criação em 2019 do Projecto “Insónia Vocacional” que visou despertar o talento de 100 (cem) jovens angolanos do município de Viana, província de Luanda, para enfrentarem os desafios de formação e empoderamento.
O Prémio RAYLF é promovido pela Fundação Real Africana de Sua Majestade Adeyeye Enitan Ogunwusi (OJAJA II), patrocinada pelo ex-Presidente da Nigéria, Goodluck Ebele Jonathan, cuja missão é redefinir o espírito de riqueza e resiliência dos Reinos Africanos que incorpora princípios de identidade, prosperidade económica, herança cultural criativa e capacidade humana.
Desde a sua criação em 2019, a Fundação celebra a obstinação do espírito empreendedor, de liderança e inovação dos jovens africanos para promover uma plataforma inter-regional capaz de fomentar empresas, quebrar barreiras culturais e económicas, e conquistar posições globais.
O Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não Violência - Bienal de Luanda, que se realiza em Angola desde 2019, tem como um dos seus eixos o apoio de projectos, acções e iniciativas da juventude, que contribuam para uma cultura de paz.
