Josefa Sacko recebe prémio “Embaixadora Verde de África de 2024”

Por
30 Julho 2024

Josefa Sacko recebe prémio “Embaixadora Verde de África de 2024”

A angolana Josefa Sacko, comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável, foi distinguida nesse fim-de-semana, na República da Zâmbia, com o prémio “Embaixadora Verde de África de 2024, pelo contributo no andamento do sistema alimentar e da economia circular no continente.

A acção de reconhecimento é da “Iniciativa Interconexões para Tornar a África Grande, Empoderada e Sustentável”. O galardão foi entregue na cerimónia de validação do programa de dez anos pós-Malabo de desenvolvimento compreensivo da agricultura de África.

Josefa Sacko já recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos, entre os quais, o de membro dos Campeões das Nações Unidas e do Grupo de Liderança do Movimento Aumentar a Escala da Nutrição "Scale Up Nutrition”.

Já foi distinguida também como uma das 100 pessoas mais influentes na política climática. Tem produzido, de forma consistente, os relatórios de revisão bienal do Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola Africano (CAADP) da Comissão da União Africana desde 2015.

A missão da organização Iniciativa Interconexões para Tornar a África Grande, Empoderada e Sustentável, com sede na Nigéria, passa pelo avanço do curso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 de África, através da investigação, advocacia, visitas de estudo e conferências.

 O objectivo é de catalisar e ajudar a criar parcerias transformacionais para incentivar acções que reflictam uma abordagem integrada dos três pilares do desenvolvimento sustentável.

A comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável, Josefa Sacko, cumpre o seu segundo mandato a frente deste órgão da União Africana.

Últimas Notícias