Lançamento do novo livro de contos do escritor e jornalista Albino Carlos no mês da bienal e da nossa dipanda prestigiada com a presença da Ministra de Estado, Dalva Ringote Allen

Por
Bienal de Luanda
04 2023

Lançamento do novo livro de contos do escritor e jornalista Albino Carlos no mês da bienal e da nossa dipanda prestigiada com a presença da Ministra de Estado, Dalva Ringote Allen

A ministra de Estado para a Área Social,  Dalva Ringote Allen, esteve no início da noite desta quinta-feira, 30 de Novembro, na sede da União dos Escritores Angolanos(UEA), em luanda, testemunhar o lançamento do novo livro do escritor e jornalista Albino Carlos. 

Trata-se de uma colectânea de contos intitulado “Os funerais de Manguituka, o terrível bandido & outros mambos”.

O livro com 103 páginas, reúne um conjunto de pequenas, mas densas e abrangentes narrativas, tendo como denominador comum a forma como as ideias e os sentimentos são apresentados ao leitor numa prosa deslumbrante e, muitas vezes, cáustica, que privilegia os efeitos de sentido.

Convidando o leitor para uma variedade de temas, que vão desde a delinquência e a infância, da questão da emigração à saudade, passando pela omnipresença do telemóvel nas vidas das pessoas, o autor revela maturidade na relação com a palavra escrita, explorando a forma como os angolanos encaram o acto de narrar como uma necessidade básica.

A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, prestígiou com sua presença o acto de Lançamento da nova obra literária do escritor e jornalista Albino Carlos, tendo no local adquirido o livro autografado pelo o autor. O lançamento que acontece no mês da realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência - 3.ª edição da Bienal de Luanda 2023, bem como, no mês em que os Angolanos comemoram a Independência Nacional, serve de contributo ao mosaico literário do Pais e, de incentivo para a nova geração de Escritores.

O livro que marca o regresso ao mercado literário de Albino Carlos, tem a chancela da Editora Acácias e foi apresentado pelos críticos literários  Hélder Simbad e Adriano Mixinge.

O livro de contos intitulado "os funerais de Manguituka, o terrível bandido & outros mambos”, está a ser comercializado no valor de 5.500 kwanzas.

Albino Carlos é membro da Academia Angolana de Letras, da União dos Escritores Angolanos e da União dos Jornalistas Angolanos, docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, licenciado e mestrando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias