Líderes africanos acordam processo de paz reforçado na RDC 

Por
Bienal de Luanda
26 Abril 2023

Líderes africanos acordam processo de paz reforçado na RDC 

Um acordo foi alcançado numa cimeira extraordinária que teve lugar em Bujumbura, no Burundi, com a presença de chefes de Estado de países da África Central e Oriental e que teve por objetivo discutir a situação de segurança no leste da República Democrática do Congo (RDC). 

Numa declaração ratificada pelo Presidente congolês democrático, Félix Tshisekedi, e pelo seu homólogo ruandês, Paul Kagamé, em representação dos dois países em conflito, os presentes na cimeira apelaram mais uma vez à "cessação mediata das hostilidades por ambas as partes" e o fortalecimento "do processo político" para negociar o encerramento definitivo das hostilidades.

Entretanto, dirigentes africanos ratificaram também o seu apoio ao roteiro da paz concluído em Luanda, Angola, em julho de 2022, para resolver a crise diplomática aberta depois de o presidente da RDCongo ter acusado o seu homólogo do Ruanda de apoiar a ofensiva liderada pelo Movimento 23 de Março (M23) na região, acusações que o Ruanda rejeita de forma categórica.

Na província congolesa do Kivu do Norte, o grupo rebelde M23 apoderou-se de grandes territórios ricos em minerais e continua a avançar.

 

Últimas Notícias


#