União Africana realiza 1ª semana de competências em África

#

Por
Bienal de Luanda
21 Outubro 2024

União Africana realiza 1ª semana de competências em África

A União Africana (UA) realiza, de 14 a 18 deste mês de Outubro, a Primeira Semana de Competências em África sob o tema “Competências e empregos para o século XXI: desenvolvimento de competências de qualidade para uma empregabilidade sustentável em África.”

 

O evento, que decorre em Accra, capital do Ghana, apoia o tema da União Africana para 2024 de "construir sistemas educacionais resilientes para maior acesso à aprendizagem inclusiva, ao longo da vida, de qualidade e relevante na África".

 

A UA e seus parceiros, ao priorizar o desenvolvimento de habilidades, visam desbloquear o potencial da juventude da África, impulsionando o crescimento económico sustentável e a inclusão social em todo o continente.

 

A UA, apontou cinco (5) principais objectivos da Semana de Habilidades da África, segundo uma nota publicada em seu site, nomeadamente Promoção do Desenvolvimento de Habilidades: Aumentar a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de habilidades para melhorar a empregabilidade, o empreendedorismo e a resiliência económica na África.

 

Compartilhamento de conhecimento: facilitar o intercâmbio de melhores práticas, abordagens inovadoras e iniciativas bem-sucedidas no desenvolvimento de habilidades entre partes interessadas de toda a África e de outros lugares.

 

Diálogo de políticas: fornecer uma plataforma para formuladores de políticas, educadores, líderes da indústria e outras partes interessadas se envolverem em um diálogo construtivo sobre políticas e estratégias para fortalecer os ecossistemas de desenvolvimento de habilidades na África.

 

Empoderamento dos jovens: capacitar os jovens equipando-os com as habilidades, o conhecimento e as oportunidades necessárias para prosperar no mercado de trabalho em rápida evolução e contribuir para o desenvolvimento sustentável da África.

 

Construção de parcerias: promover parcerias e colaboração entre governos, organizações da sociedade civil, instituições educacionais, empresas e parceiros de desenvolvimento internacional para apoiar iniciativas de desenvolvimento de habilidades na África.

 

 De acordo com a publicação da UA, a jornada da África em direcção à prosperidade económica depende fortemente da integração da educação e das oportunidades, conforme destacado pela Estratégia de Educação Continental ( CESA 2016-2025 ) e pela Estratégia de Educação e Treinamento Técnico e Vocacional Continental (TVET).

 

 Essas estratégias enfatizam o elo crítico entre educação, desenvolvimento de habilidades e criação de empregos. A Africa Skills Week (ASW) se alinha com as metas da CESA ao promover a colaboração e a inovação no desenvolvimento de habilidades e emprego em todo o continente.

Últimas Notícias