Ministra de Estado considera histórico fórum de alto nível de mulheres

Por
Bienal de Luanda
24 Outubro 2024

Josefa Sacko destaca papel da mulher africana

A comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável, Josefa Sacko, destacou, no dia 16 de Outubro, o papel da mulher na garantia de alimentos agrícolas no continente, considerando-as de espinha dorsal no sector. 

Josefa Sacko, que intervinha por ocasião do Dia Internacional da Mulher Rural, assinalado a 15 de Outubro, afirmou que “as mulheres são, no contexto africano, a espinha dorsal do sector agrícola, desempenhando um papel crucial no sistema agroalimentar do continente”.

De acordo com a diplomata angolana, as mulheres são as guardiãs dos conhecimentos e práticas tradicionais que sustentam os sistemas agroalimentares. 

Entretanto, lamentou  o facto de elas, sobretudo as que vivem no campo, terem acesso limitado à instrução. “Apesar das suas contribuições significativas, as mulheres, particularmente as que vivem em zonas rurais, enfrentam frequentemente numerosos desafios, incluindo o acesso limitado à educação, à tecnologia e aos recursos”, sublinhou.

Estes desafios, segundo Sacko, são ainda agravados por calamidades naturais, como surtos de doenças, alterações climáticas e acesso limitado às escolas, que afectam desproporcionadamente este grupo.

A juntar a estas desvaNtagens, acrescentou, verifica-se, ainda assim, o acesso a uma educação de qualidade que é crucial e fundamental para as mulheres, cujo tema da celebração deste ano é “Capacitar as mulheres que vivem em zonas rurais através da educação e do acesso à tecnologia: colmatando a lacuna para sistemas agroalimentares inclusivos e sustentáveis em África”.

Últimas Notícias