Presidente da Comissão da União Africana confirma participação na Bienal de Luanda

PR convida Moussa Faki- Presidente da UA para participar da Bienal

Por
Bienal de Luanda
18 Outubro 2023

Presidente da Comissão da União Africana confirma participação na Bienal de Luanda

O Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, confirmou a sua participação na 3.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-violência - Bienal de Luanda, que decorrerá de 22 a 24 de Novembro do ano em curso, na capital angolana.

Moussa Faki assegurou a sua participação na audiência de cortesia que concedeu, no dia 13 de Outubro, em Addis Abeba, capital da Etiópia, à Coordenadora da Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda, Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen. 

Na ocasião, o Presidente da CUA realçou a importância da Bienal de Luanda, enquanto Plataforma de Promoção e Divulgação da Cultura de Paz e Diálogo Intergeracional, que deve servir de inspiração para a manutenção da ordem constitucional em todos os países africanos.

Por sua vez, a Coordenadora da Comissão abordou o engajamento do Presidente da República de Angola e Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, João Manuel Gonçalves Lourenço, na busca de soluções pacíficas para a resolução de conflitos no continente africano, e na promoção da cultura de paz, educação e cidadania africana através da realização da Bienal de Luanda.

Dalva Ringote Allen referiu, igualmente, que Angola está a organizar a Bienal como uma plataforma de divulgação e implementação da cultura de paz, onde o diálogo regular sobre temas como a educação, reconciliação, segurança energética e alimentar, protecção ambiental, transição democrática de poderes, género e inclusão de jovens e mulheres nos centros de decisão passam a ser vistos como premissas geradoras de desenvolvimento sustentável de África.

A confirmação da participação de Moussa Faki na Bienal de Luanda decorre do convite formulado pelo Chefe de Estado angolano no transacto dia 9 de Outubro. O embaixador de Angola na República Federal da Etiópia, Miguel Bembe, foi o portador da missiva.

A edição 2023 da Bienal de Luanda, que vai decorrer sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”, é organizada em conjunto com a União Africana e a Organização das Nações Unidas para e Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Últimas Notícias