Taça Campeão da Paz: final regional acontece este domingo
Duas equipas de Luanda, nomeadamente Jobak SC, de Viana, e Power SC, de Cacuaco, disputam, este domingo, 26 de Maio, no Estádio Municipal do Dande, em Caxito, província do Bengo, a final da Taça Campeão da Paz – um torneio de futebol em sub-17 organizado pela Compostela Eventos.
Para chegar a final a equipa de Viana (Luanda) derrotou domingo a Compostela EFC do Dande (Bengo) por 1-0, golo marcado por Ranif, enquanto às formações do Compostela EFC e Paulo Xica FC do Panguila, ambas da província do Bengo, disputam o terceiro lugar do torneio interprovincial Luanda-Bengo.
Nesta edição, segundo o coordenador da prova, Luís João Salvador, previa-se a participação de oito equipas, sendo quatro da província de Luanda e igual número da do Bengo.
Avançou também que o torneio vai se estender a outras regiões do país, divididas em zonas, prevendo-se envolver cerca de 128 equipas no total, sete mil atletas, que disputarão a Taça a nível regional e depois, a 11 Novembro deste ano, as formações vencedoras nos zonais disputarão o troféu a nível nacional.
Esta é a primeira edição desta prova que visa homenagear o Presidente da República, João Lourenço, pela designação a “Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África”, a 28 de Maio 2022, em Malabo, Guiné Equatorial.
O objectivo do torneio é impulsionar o futebol comunitário, educar os jovens sobre valores positivos e fortalecer os laços sociais por parte da juventude.
Promovida pelo Compostela Eventos (SU) Lda, a taça Campeão da Paz é um torneio de futebol jovem (sub-17) para os clubes amadores, oferecendo experiência progressiva e competitiva para os clubes participantes.
Com a prova, pretende-se também contribuir para o desenvolvimento social, educação para a cidadania e promover a cultura da paz no seio dos jovens.
O Presidente João Lourenço foi designado a Campeão da Paz e Reconciliação em África durante a 16ª Cimeira Extraordinária sobre o terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de governo em África, pelos Chefes de Estado e Governo da União Africana.