UA reconhece necessidade de maior coordenação com Comunidades
Accra - O presidente da União Africana (UA), Ould Cheikh El Ghazouani, reconheceu, este domingo ( 21 de Julho), em Accra, a necessidade de uma coordenação mais eficaz entre a organização e as Comunidades Económicas Regionais para o alcance dos desafios da integração.
O também Presidente da Mauritânia defendeu este posicionamento na cerimónia de abertura da 6ª Reunião de Coordenação de Meio de Ano da organização com as Comissões Económicas Regionais (CER) e os Mecanismos Regionais (MR), que conta com a presença do Presidente da República, João Lourenço, igualmente Vice-Presidente da UA e Presidente de SADC. O líder da organização considerou, por isso, estes desafios exigem o empenho de todos.
Por sua vez, o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, fez menção a algumas lacunas que afectam o processo de integração. Destacou a necessidade de uma maior reflexão sobre o conceito de soberania, de maximização do potencial da zona de comércio livre continental africano, a capacidade de criação de relações de complementaridade, entre outras.
De igual modo, ao intervir na cerimónia de abertura, o Chefe de Estado do Ghana, Nana Akufo-Addo, realçou a importância da consolidação dos instrumentos financeiros.
O Presidente Nana Akufo-Addo defendeu, por este facto, a criação de estratégias abrangentes. Nesta 6ª reunião de coordenação semestral da UA, que foi antecedida da 45ª sessão ordinária do seu Conselho Executivo, os estadistas africanos avaliaram o estado da integração continental e coordenaram esforços para acelera-lo, bem como a implementação de uma divisão clara e eficaz do trabalho entre as CER, os MR e os Estados-membro. Estas acções devem decorrer em conformidade com o princípio da subsiariedade, complementaridade e vantagens comparativas.