Próxima Bienal de Luanda pode ser realizada em Outubro de 2025

Por
Bienal de Luanda
22 Fevereiro 2024

Próxima Bienal de Luanda pode ser realizada em Outubro de 2025

A trigésima sétima Cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada de 16 a 17 de Fevereiro em Adis Abeba (Etiópia), incentivou o Governo angolano, a União Africana e a UNESCO a organizarem, em Outubro de 2025, a 4ª edição do Fórum Pan-Africano sobre a Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda.


O incentivo aos parceiros, no sentido de realizarem a 4ª edição em Outubro de 2025, resulta da consideração do papel desempenhado pela Bienal de Luanda no processo de pacificação e estabilidade continental.


A Cimeira, que contou com a presença do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação da África, apelou à participação activa dos Estados-membros e das comunidades regionais na 4ª edição do Fórum Pan-Africano Para a Cultura de Paz. 


Na sessão, os chefes de Estado e de Governo orientaram a Comissão da União Africana e a Unesco, no sentido de preparem e divulgarem, ao longo deste ano, o programa e as actividades inerentes ao roteiro do tema da 3ª edição da cultura de Paz. 


A 3ª edição da Bienal de Luanda decorreu de 22 a 24 de Novembro de 2023, sob o lema “ Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana Como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente. O evento é realizado de dois em dois anos – a primeira edição foi realizada em 2019.


De igual modo, os Líderes Africanos decidiram realizar a 38ª Cimeira de 15 a 16 de Fevereiro de 2025, ano que coincide com o 50º aniversário da Independência da República de Angola. A 46ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo vai decorrer de 12 a 13 de Fevereiro do próximo ano, por isso, os Lideres solicitaram à Comissão da União Africana para a tomada de medidas necessárias para acolher com sucesso o evento e as reuniões preparatórias do Conselho Executivo.


À margem da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana em Adis-Abeba, Etiópia, o Governo da República de Angola e a União Africana assinaram um acordo sobre a isenção de vistos para passaportes e laissez-passer, facilitação de vistos em passaportes ordinários para os funcionários da União Africana, seus dependentes, familiares e peritos de missão. 


O acordo foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores, de Angola, Tete António e pelo Presidente da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e aplica-se ao pessoal da União Africana, dos nacionais dos Estados-membros da União Africana, titulares de passaportes ou Laissez-passer da UA, titulares de um contrato válido da União Africana e seus dependentes.


O acordo assinado em Adis-Abeba visa encorajar ainda mais o desenvolvimento das relações de cooperação existentes entre as partes e simplificar os sistemas de viagens de e para Angola para o pessoal da União Africana e peritos de missões para os órgãos da UA, bem como familiares do pessoal da União Africana destacados em Angola.

Últimas Notícias